segunda-feira, 5 de julho de 2010

Festa da Transfiguração do Senhor


No próximo dia 06 de agosto, celebramos a Festa da Transfiguração do Senhor, e em alguns lugares do Brasil, a Festa do Senhor Bom Jesus.
O profeta Daniel nos fala do “Filho do Homem que ele vê entre as nuvens do céu e ao qual foram dados poder, glória e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviam; seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e o seu reino, um reino que não se dissolverá.” A tradição judaica posterior identificou esse personagem que representava a comunidade de Israel, com o Messias que deveria vir e reinar.

O próprio Jesus atribuiu a si mesmo o título de o “filho do homem”, identificando-se, assim, com o Messias, o que provocará contra ele, no processo de sua condenação, ante o sumo sacerdote, Caifás, a acusação de blasfêmia.
Esse “filho do homem” a quem se dá o poder real e um domínio eterno é Jesus que, no monte Tabor, antecipa para os três discípulos uma visão de sua glória. A divindade de Cristo é proclamada pela voz do Pai: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que Ele diz”.

São Pedro, uma das testemunhas da transfiguração de Jesus, escreve na sua primeira carta que “devemos nos alegrar em participar dos sofrimentos de Cristo, para que possamos alegrar e exultar no dia em que se manifestar a sua glória” (I Pd 4, 13)
Jesus é o Filho amado do Pai. Ele não é simplesmente um ser humano. Ele é Deus e homem. Por isso, temos que escutá-Lo e segui-Lo no caminho da cruz para participar da sua ressurreição e entrar na sua glória.

Meus caros arquidiocesanos

A Festa da Transfiguração do Senhor – 06 de agosto - é também o dia que marca o lançamento da pedra fundamental do Seminário Bom Jesus, no ano 1894, pelo então arcebispo de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. O Seminário Bom Jesus, conhecido como “Colegião”, é um patrimônio histórico e cultural da Arquidiocese. Por ele já passaram dois papas: João Paulo II, em 1980, e Bento XVI, em 2007, além de Madre Paulina, a primeira santa do Brasil. Na década de 20, o prédio do Seminário serviu como asilo, confiado às Irmãzinhas da Imaculada Conceição; em 1932, por ocasião da Revolução Constitucionalista, foi usado como acampamento das tropas do exército; serviu, ainda, como seminário dos padres redentoristas, entre os anos de 1929 a 1952. É, sem dúvida, uma riqueza de história...

É, pois, com muita alegria, que comunico ao querido povo desta Arquidiocese que no dia 06 de agosto será inaugurada a ala reformada do prédio do Seminário Missionário Bom Jesus, destinada aos nossos seminaristas. Esta reforma aconteceu, acima de tudo, com a graça de Deus, com muito trabalho e com a generosa colaboração de instituições de ajuda à Igreja no exterior, e de empresários brasileiros. A eles o nosso sincero muito obrigado e a certeza de nossas preces! Se Deus quiser, iniciaremos, em breve, a última etapa da reforma para a conclusão total deste projeto. Para isso, conto com a prece de todos vocês!

Peço-lhes que continuem rezando pelo nosso Seminário e pelas vocações sacerdotais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário