segunda-feira, 1 de abril de 2013

Vigília Pascal - Santuário Nacional


“Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?. Ele não está aqui. Ressuscitou” (Lc 24,5). Nesta noite, em todo o mundo, em todos os lugares onde há cristãos, ressoou esta grande notícia. Nesta noite, em todo o mundo, as Igrejas foram iluminadas com a luz do Círio Pascal, sinal do Cristo Ressuscitado.

O evangelho de Lucas que acabamos de escutar conservou o nome daquelas mulheres, as primeiras a darem a grande notícia da ressurreição do Senhor aos apóstolos.

Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também havia outras mulheres com elas e também contaram aquele acontecimento extraordinário aos apóstolos. 

Aquelas mulheres ouviram as palavras : “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui.. Ressuscitou”. Bastaram-lhes essas palavras. Saíram do túmulo e foram até os apóstolos e aos outros discípulos anunciar-lhes a boa-nova da ressurreição porque não podiam guardar para si o que tinha visto no sepulcro, naquela madrugada, do primeiro dia da semana.

Inicialmente, os apóstolos achavam que tudo isso era um desvario e não acreditaram, pois, no mundo oriental o testemunho  das mulheres não tinha valor jurídico.

Mas, estes apóstolos, a começar por Pedro, puderam  confirmar a notícia daquelas mulheres. Ninguém foi testemunha da ressurreição, como ninguém foi testemunha do início da criação.  O túmulo vazio era apenas um sinal. A ressurreição de Jesus é confirmada pelas aparições do Ressuscitado aos apóstolos e foi  a partir da experiência do Ressuscitado que  os apóstolos e outras testemunhas do Cristo Ressuscitado começaram a proclamá-lo pelo mundo afora. Esta Boa Notícia atravessou as fronteiras da Judéia e da Galiléia e chegou a todos os rincões da terra  e transformou  o coração  e a vida de milhões de pessoas.

Nesta noite, unidos para celebrarmos a ressurreição de Jesus, recordamos as grandes etapas da história da salvação ao longo da qual Deus revelou seu amor para com seu povo. Recordamos aquelas mulheres, primeiras testemunhas da Sua ressurreição. Recordamos Pedro e os outros apóstolos que divulgaram o anúncio da ressurreição pelo mundo afora.

Recordamos os cristãos dos primeiros séculos, muitos dos quais, deram a vida pela fé no Cristo ressuscitado. Recordamos a todos que, ao longo dos anos, acreditaram em Jesus e o testemunharam com a palavra e a vida.

Crer em Jesus é a maior riqueza que podemos ter. Ele nos ensinou uma forma de viver, nos apontou um caminho que pode nos fazer felizes.

Jesus viveu com fidelidade total, até a morte na cruz, sua solidariedade para conosco. Mas, agora vive  para sempre: ressuscitou. Esta é a nossa fé, a fé que nasceu daquela manhã de Páscoa.

Como aquelas mulheres, como os apóstolos e os que nos ajudaram a conhecer Jesus, somos também chamados a proclamar que Jesus ressuscitou, que vale a pena segui-Lo como fonte de felicidade. É o Cristo ressuscitado que nos dá um novo horizonte para nossa vida e com ele uma orientação decisiva.

Aquilo que nos faz felizes, alegres e nos dá razão para viver, devemos partilhar com os outros. Devemos fazê-lo com o nosso testemunho de vida e com  a palavra.

Nesta noite santa, vamos reviver nosso batismo, que um dia recebemos,  e renovaremos nossa fé e os compromissos cristãos decorrentes desta fé, com o propósito de seguir fielmente a Jesus. Na carta de São Paulo aos Romanos que escutamos há pouco, ele afirmava que “pelo batismo fomos incorporados a Cristo, sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova.” 

Tendo recebido a vida de Cristo no batismo, somos chamados a nos tornarmos pela nossa vida testemunhas do Cristo ressuscitado para aqueles que não creem n’Ele.  Depois, celebraremos o encontro mais íntimo e profundo com o ressuscitado, partilhando o pão e o vinho que Ele nos dá, Seu corpo e Seu sangue. Este encontro com o Senhor ressuscitado nos dará força e coragem para testemunhá-lo no mundo de hoje. 

Jesus Cristo ressuscitou. Toda esperança de vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, faz sentido e vale a pena arriscar tudo por Jesus Cristo. 

A todos Feliz e Santa Páscoa no Cristo ressuscitado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário