segunda-feira, 13 de maio de 2013

Festa da Ascensão do Senhor - Santuário Nacional


Neste sétimo domingo da Páscoa, celebramos a festa da Ascensão do Senhor. Depois de ter cumprido aqui na terra a missão que o Pai lhe confiou, Jesus ressuscitado entra como Deus e como homem na glória divina, na comunhão plena com Deus. 

A subida de Jesus aos céus não significa afastamento de nossa condição humana ou indiferença em relação a nós. Jesus ressuscitado continua presente e atuante na sua Igreja e no mundo através do Espírito Santo.

A missão de Jesus como homem foi concluída; agora começa a missão da Igreja, de todos os batizados. Jesus deixou nas mãos dos discípulos a missão de anunciar e testemunhar o que tinham visto e ouvido. Os apóstolos começaram sua missão com a força do Espírito Santo, em Jerusalém, Judeia, Samaria, até alcançarem regiões mais distantes.

Hoje, somos nos chamados a testemunhar o evangelho de Jesus Cristo no ambiente de nossa família, na realidade do nosso trabalho, nas nossas comunidades, enfim, no lugar onde vivemos e atuamos. É necessário, contudo, primeiro tornar-se discípulo de Jesus, viver como Jesus para somente depois anunciá-lo no mundo de hoje. Se não estivermos unidos a Jesus, nosso trabalho será em vão. 

Hoje, festa da Ascensão, a Igreja no Brasil celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema: “Redes Sociais: Portas da verdade e da fé; novos espaços de evangelização.” A 47ª Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações deste ano é datada no dia 24 de janeiro deste ano, portanto, foi escrita pelo então Papa Bento XVI, hoje Bispo-Emérito de Roma. 

A mensagem deste ano trata das redes sociais digitais que são como um espaço público e aberto onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões, estabelecem novas relações e formas de comunidade. As pessoas que usam as redes sociais devem se esforçar por serem autênticas, para que contribuam para construir relações e amizades verdadeiras e partilhar conhecimentos, buscar respostas para as questões fundamentais da vida humana, como a verdade, o amor, o sentido da vida. 

É importante usar também as redes sociais digitais para partilhar a Mensagem de Jesus e os valores da dignidade humana. O importante é que saibamos utilizar os meios de comunicação e os recursos tecnológicos da internet também para ajudar as pessoas a descobrirem o rosto de Cristo. Felicitamos os jornalistas e todos aqueles que trabalham nos meios de comunicação com os votos para que se coloquem a serviço da verdade, da justiça e de paz.

Felicito, também, as mães neste seu dia. A maternidade não é uma realidade, exclusivamente, biológica, mas se expressa de diversas formas de amor, compreensão e serviço aos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário