segunda-feira, 10 de junho de 2013

10º Domingo do Tempo Comum - Santuário Nacional

As leituras que acabamos de escutar, a do primeiro livro dos Reis e a do evangelho de Lucas, relatam dois milagres: a ressurreição do filho da viúva de Sarepta e a ressurreição do filho da viúva de Naim.

Na primeira leitura, o profeta Elias realiza a ressurreição do menino não pelo próprio poder, mas  graças ao poder de Deus a quem ele suplica confiante: “Senhor, meu Deus, faze, te rogo, que a alma deste menino volte às suas entranhas”. O Senhor ouviu a voz de Elias e o menino recuperou a vida.

No evangelho, Lucas destaca a compaixão de Jesus para com aquela mulher viúva, que levava o seu único filho para ser sepultado.

Jesus não espera, toma a iniciativa e se aproxima daquela mãe desolada e lhe diz: “Não chores!” Aproximou-se, tocou o caixão e disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” E Jesus o entregou à sua mãe.

Diferentemente do profeta Elias, Jesus não invoca a Deus, mas ressuscita o jovem com o seu próprio poder. “Eu te ordeno, levanta-te”.

Em Jesus, e por meio dele, Deus manifesta o seu poder sobre a vida e a morte. Jesus se revela não só  como o grande profeta, mas  como a  presença de Deus entre o seu povo. “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio  visitar o seu povo”, exclama a multidão.

De fato, ressuscitar mortos é uma ação exclusiva do poder de Deus. O Deus da vida e da morte se faz presente em Jesus.

Somente Lucas, entre os evangelistas, narra esse milagre de Jesus. Temos, às vezes, a tendência em ressaltar o milagre realizado por Jesus. Mas é importante, também, prestar atenção na ternura, na solidariedade de Jesus para com os pobres, os sofredores representados na pessoa  daquela mulher viúva que perdeu o seu único filho.

Com esse milagre, Jesus anuncia a sua própria ressurreição, que será de outra ordem. A nossa esperança na ressurreição se baseia na ressurreição de Cristo. Deus no seu poder dará definitivamente ao nosso corpo a vida  incorruptível, unindo-o a nossa alma pelo poder da Ressurreição de Jesus. Nós ressuscitaremos como Ele, com Ele e por Ele. E a comunhão do corpo de Cristo na Eucaristia é certeza de nossa ressurreição. “Quem come deste pão viverá sempre”. 

Contemplando a atitude de Jesus, no Evangelho de hoje, peçamos-lhe que abra o nosso coração ao amor, à compaixão, à solidariedade para com nossos irmãos mais sofridos, mais necessitados, tornando-nos assim mais semelhantes ao próprio Jesus. E que a fé e a esperança da vida futura não nos afastem de nossos  compromissos de construir um mundo mais justo e solidário, sinal do reino definitivo. 

3 comentários:

  1. Partidos políticos se transformaram em propriedade particular em verdadeiras organizações criminosas, seus os coronéis, Sarney, Temer,Lula,Aécio, Collor, Jader barbalho ,Maluf, Renan, Alckmin, Kassab , ACM neto e outros são verdadeiros ditadores corruptos que deveriam estar presos, fim do corporativismo político fim da Ganges.
    Fim dos partidos atuais, fim do político achar que quando votamos e quem ganha, esta ganhando uma carta da impunidade, queremos os políticos sobre leis rígidas.
    Queremos justiça, e justiça limpa e de mãos limpas, queremos corruptos na cadeia de qualquer partido, de qualquer órgão, Queremos os poderes Executivo,Judiciário e Legislativo totalmente limpos e idôneos acima de qualquer suspeita.
    E quando houver suspeita RUA e quando confirmado cadeia, e nunca mais será aceito em qualquer órgão publico nem aqui nem na china.
    Corrupto tem que ter o mesmo tratamento de bandidos e traficantes, perseguido, preso e se necessário morto, político corrupto bom só morto.
    Queremos fim da escolha de ministro em troca de apoio político, ministro pra ser efetivado no cargo tem que ter capacidade e conhecimento na área de que trabalhar tem que fazer, queremos fim da Máfia que se transformou os partidos políticos, são 30 organizações criminosas onde os chefes são os coronéis, liberdade política, fim do corporativismo, fim da impunidade, fim da corrupção com prisão fim da vida publica, limpeza total, veja que só rico e eleito, normalmente passa para outras gerações ficando em família, aposentadoria ao 65 anos após isso não pode se candidatar a mais nada, acabar com todos os partidos atuais criar novas siglas com 3 a 5 partidos com novos eleitos sem nenhum político dos atuais em atividade brpatriota@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. O senhor defendeu manifestações pacificas, como alguém sai do poder com manifestação pacifica, nunca.

    A MIDIA e os políticos adoram falar democracia,onde você e obrigado a votar, democracia onde somos obrigados a aceitar todos partidos políticos se transformando em verdadeiras organizações criminosas, democracia da política rica onde pouquíssimos pobre consegue ser eleitos, Democracia o povo clama por Hospitais e escola ganha estádios superfaturados,
    O Povo clama por justiça, por prisão dos corruptos políticos nós oferece a PEC 37.
    Temos que votar candidatos que são totalmente cooperativistas onde quem vai governar e o partido cheio de corruptos
    Pedimos participação e transparência na política brasileira tem um estudo para voto distrital.
    Democracia onde a corrupção e amplamente encoberta.

    Onde esta democracia
    Às vezes não sei se somos uns democracia ou uma ditadura partilhada entre partidos.
    Políticos, MIDIA engana que eu gosto conta outra. brpatriota,Yahoo,com,br

    ResponderExcluir
  3. Convocação antecipada Passeata contra a mordaça Votação da PEC 37 Vamos fazer no dia 26 de junho a maior de todas Passeatas em Brasília todos tem que estar lá, Convocação geral.... Precisamos de todos prontos para tudo....

    E deus nós abençõe

    ResponderExcluir