segunda-feira, 9 de setembro de 2013

8 de setembro - Aniversário da Rede Aparecida - Santuário Nacional

Na primeira leitura, tirada do livro da Sabedoria, escutamos um trecho de uma oração colocada nos lábios do rei Salomão.

Salomão toma consciência das limitações do espírito humano e constata agradecido que Deus vem em socorro de nossa fraqueza: “Qual é o homem que pode conhecer os desígnios de Deus”? “ou quem pode imaginar o desígnio do Senhor”?  

 Ninguém pode conhecer a vontade de Deus sem que ele a tenha revelado. E nós cristãos, sabemos que “o Filho de Deus feito homem para a nossa salvação, no seio virginal de Maria, nos revelou o desígnio de Deus. Só Jesus Cristo sabe qual é o caminho para alcançar a sabedoria do coração que orienta retamente a nossa  vida e obter paz e salvação” (João Paulo II)

A muralha entre Deus e nós foi superada pela encarnação de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus é, para nós, o Caminho, a Verdade e a Vida.

A segunda leitura deste domingo, a carta de São Paulo a Filêmon, é a mais breve carta do apóstolo.  Paulo   pede a Filêmon, patrão de Onésimo, que o  receba:  “já não como escravo, mas muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o foi para ti, tanto como  pessoa humana quanto como irmão no Senhor”

A vida econômica e social na antiguidade se apoiava na escravidão e não permitia uma liberdade plena das pessoas. Jesus não falou abertamente da escravidão, mas colocou as bases de um novo relacionamento interpessoal, fundado sobre o amor, a justiça e a igualdade. Somos todos filhos de Deus  e irmãos em Jesus Cristo, iguais em dignidade,  e “já não há, como disse São Paulo, diferenças entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: pois todos vocês são um só para estarem unidos com Cristo Jesus” (Gl 3,28)

No evangelho de Lucas, que acabamos de escutar, Jesus nos fala das exigências para segui-Lo. Seguir Jesus,  tornar-se discípulo seu é procurar viver de acordo com seus mandamentos, viver em comunhão com ele.

“Se me amais, observareis os meus mandamentos”, disse Jesus e o meu mandamento é esse: “que vos ameis uns aos outros como eu vos amei” (Jo 14,15). Não se trata, portanto, de renunciar ao amor, mas sim ao amor egoísta, possessivo. 

Cada um, segundo sua condição de vida é  chamado a viver com Cristo e em Cristo, a entregar-se totalmente a Ele e ao bem dos outros, nossos irmãos. 

Seguir Jesus Cristo é também carregar a cruz que a vida nos apresenta. Jesus não nos engana. Não promete uma vida fácil e confortável para seus discípulos, mas nos ensina o caminho do verdadeiro amor, capaz de dar a vida, de aceitar a cruz, o sacrifício quando é o meio para realizar o plano de Deus em nossa vida. Amor que nos enche de alegria, porque é amor que vem de Deus e que só é possível se contarmos com sua ajuda e não com nossas próprias forças. 

Aproveito este momento para parabenizar os diretores, funcionários e colaboradores da Rádio Aparecida pelos seus 62 anos de existência e a TV Aparecida pelo seu 8º aniversário e, igualmente, pela estreia do novo portal A12.com

Após a missa será inaugurada oficialmente o Master digital e a unidade móvel da TV Aparecida.  O Santuário tem feito grandes esforços para utilizar os modernos meios de comunicação a serviço do anúncio da Boa Nova do Evangelho. Isto tem sido possível graças aos diretores, funcionários e a generosa colaboração da Família Campanha dos Devotos, do Clube dos Sócios e Devotos de Nossa Senhora Aparecida. 

Parabéns Rádio e Tv Aparecida e o novo portal A12.com

Foto: a12.com 

2 comentários:

  1. Excelência Reverendíssima Dom Raimundo Cardeal Damasceno Assis

    Arcebispo de Aparecida
    Presidente da CNBB

    Que a graça da Santíssima Trindade e o amor do Coração Imaculado de Maria seja inundando em nós. A mim, ao escrever com humildade, respeito e verdade e a Sua Excelência, que tanto tem laborado em prol do bem e da santificação da Igreja no Brasil.
    Sou da Diocese de Itapeva, interior do estado de São Paulo, vocacionado, concluindo o bacharelado em Direito, católico praticante.
    Venho por meio deste solicitar um favor de Vossa Excelência Reverendíssima.
    No dia 26 de Outubro do corrente ano, meus avós irão completar 50 anos de matrimonio e desejo solicitar a Benção Papal em pergaminho. Já preenchi o formulário e recolhi a assinatura do Pároco, conforme exigido pela Santa Sé.
    Contudo, faz-se necessário o envio e a tramitação por meio da autoridade episcopal, conforme protocolo exigido pela Esmolaria Apostólica.
    Já solicitei na minha diocese, porem não logrei exito, pois estas não realiza o envio.
    Assim, desejo saber se Vossa Excelência em um gesto de caridade, poderia fazer chegar tal documento à Roma, por meio dos meios que dispõe.
    Pago todas as taxas necessárias e contribuo com doação se preciso for. Quero muito presentear meus avós com esta graça e conto com vossa caridade.
    Aguardo retorno.
    Paz e Bem!

    Denis Silva Guimarães
    denis-guimaraes@hotmail.com
    telefone: (15) 97642844 ou (15) 81521027

    ResponderExcluir