sábado, 1 de maio de 2010

HOMILIA - 02/05/2010

5º. DOMINGO DA PÁSCOA – 02/05/2010

SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Neste 5º. domingo da Páscoa, como nos anteriores, a Liturgia da Palavra apresenta-nos trechos do Livro dos Atos dos Apóstolos, do livro do Apocalipse e do evangelho de João.

Na primeira leitura tirada do livro dos Atos dos Apóstolos, vimos Paulo e Barnabé visitando novamente as comunidades por onde já haviam passado, para confirmá-las na fé e organizá-las melhor e para isso colocaram presbíteros à frente dessas comunidades, que desempenhavam o ministério sagrado em virtude do sacramento da ordem, conferido pelos Apóstolos com a imposição das mãos.

Essas primeiras comunidades cristãs, conforme o texto dos Atos dos Apóstolos, experimentavam muitas dificuldades e até mesmo perseguições por causa de sua firmeza na fé em Jesus Cristo. “É necessário que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino dos céus”. Seguir a Cristo é estar unido a Ele também nas tribulações, no sofrimento, com a certeza de que estaremos unidos a Ele também na glória, na vitória.

O mundo de hoje rejeita o sofrimento e quer somente gozar ao máximo a vida, aproveitando cada momento, esquecendo-se de que Cristo nos salvou pela sua paixão e morte, e que aquele que deseja ser seu discípulo deve renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz e segui-lo, para participar também da sua ressurreição, da sua glorificação.

Depois que Judas, um dos doze discípulos, saiu para entregar Jesus às autoridades que queriam matá-lo, Jesus pronuncia palavras não de derrota, mas de vitória: “agora foi glorificado o Filho do Homem e Deus foi glorificado nele”. É na paixão e na morte humilhante da cruz que Jesus realiza a nossa redenção, a nossa libertação. Assim também, caros irmãos, é a nossa vocação cristã: unir-nos ao mistério pascal de Jesus, ao mistério de sua morte e ressurreição para transformar-nos e transformar o mundo.

O evangelho deste domingo termina com o mandamento novo que Jesus deu aos seus discípulos: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Este mandamento do amor fraterno é o testamento e a herança que o Senhor Jesus nos deixou. O amor fraterno é o sinal que identifica os discípulos de Jesus.

Caros irmãos, talvez já tenhamos cumprido tudo o que Jesus nos mandou fazer, menos, quem sabe, o mandamento do amor que ele nos deixou. Há ainda muita divisão, conflitos, violência, injustiça, na família, mas cidades, no mundo de hoje. Estamos longe de realizar o que Jesus nos ordenou: “amai-vos uns aos outros com o eu vos amei”. A única condição que Jesus coloca para ser reconhecido como seu discípulo é o amor. Se colocamos acima do amor ou à margem dele outros valores, mesmo que sejam importantes, não pertencemos aos discípulos de Jesus.

Estamos no mês de maio, mês de Maria, mês das mães. Maria, mãe, discípula e missionária de seu filho Jesus, nos conduza a Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida e nos ensine por sua vida a ser verdadeiros discípulos de seu Filho e testemunhas do Evangelho na sociedade de hoje. Que Ela nos acompanhe na preparação da Festa de Pentecostes que celebraremos no dia 23 de maio próximo.



Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário