segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

1º Domingo do Advento - Campanha para a Evangelização


Com este domingo, inicia-se o tempo litúrgico do Advento e este período que precede o Natal não é um tempo de penitência como a quaresma, e sim, um tempo de preparação da vinda do Senhor para que nos encontre vigilantes, atentos à realização de sua vontade.

O advento nos coloca diante das duas vindas de Jesus Cristo: na primeira, ocorrida há mais de dois mil anos, Jesus veio na fraqueza de nossa carne, ao nascer da Virgem Maria, concebido por obra do Espírito Santo. Ele veio para nos redimir do pecado e da morte. A memória deste mistério da vida de Jesus nós o celebramos na liturgia do tempo do natal.  

A segunda vinda acontecerá no final dos tempos, quando o Senhor virá na majestade de sua glória para nos libertar plenamente. A iniciativa de sua vinda, o dia e a hora, pertencem a Deus, mas a nossa fé nos assegura que Deus é fiel as suas promessas e na esperança aguardamos a vinda do Cristo Salvador,  como rezamos na oração após o Pai Nosso. Entre  essas duas vindas, nós caminhamos entre dificuldades, tribulações, e consolações acompanhados pelo Cristo ressuscitado. “Eu estarei convosco até o fim dos tempos.” 

A primeira parte do período do Advento acentua mais a segunda vinda de Cristo. E a melhor maneira de nos prepararmos para o encontro definitivo com o Senhor é progredir no amor aos outros e trabalhar pela construção da justiça, da liberdade e da paz, procurando viver de maneira coerente a nossa fé, pois como afirma o profeta Jeremias, “a verdade e o amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seu amor.” Devemos nos preparar para a segunda vinda do Senhor  e aguardar o encontro definitivo com Deus não com medo, mas com esperança e confiança, pois como afirma o evangelho de hoje “quando estas coisas começarem acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

No advento, a Igreja no Brasil realiza a Campanha para a Evangelização.  A Campanha nos lembra a urgência da evangelização e nos  convida a celebrar cristamente o Natal a fim de que ele não se reduza a uma festa meramente exterior, mas seja uma ocasião para testemunhar a solidariedade, o amor e a paz em nossas famílias e comunidades.  A coleta desta campanha é feita no 3º. Domingo do Advento e visa arrecadar recursos para a sustentação do trabalho evangelizador da Igreja em âmbito diocesano, regional e nacional.  

O Cristo que se fez pobre ao nascer da Virgem Maria, em Belém para nos enriquecer com sua graça, nos ensine a  ser generosos, desapegados dos bens materiais para partilhar entre nós não só os bens espirituais, mas também, os bens materiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário