segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Solenidade de Cristo Rei - Santuário Nacional


Já estamos celebrando nesta Eucaristia a liturgia da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. A liturgia da festa  Cristo Rei nos convida a contemplar o mistério de Cristo, Senhor da História, Juiz e Salvador da humanidade. 

O texto do Apocalipse que escutamos apresenta Jesus como a testemunha fiel que nos revelou e nos revela que Deus é amor, Deus é Pai  e nós somos seus filhos pelo Espirito Santo derramado em nossos corações, que clama no nosso íntimo:  Abbá – isto é – Pai.  Jesus Cristo é o primeiro que ressuscitou dos mortos, venceu a morte, o pecado, o demônio e elevado aos céus à direita do Pai, Ele nos precedeu na glória dos céus, como prometeu aos seus discípulos: “quando eu for e vos tiver preparado um lugar,  voltarei para levar-vos comigo, para que estejais onde eu estou” (Jo 14, 2-3)

No evangelho, diante de Pilatos, representante na Judeia, de Cesar, imperador romano, Jesus não nega que é rei, mas afirma que seu reino não é deste mundo. Seu reino não tem origem na terra. Seu poder não se apoia na força, nem no poder deste mundo. Sua realeza vem do céu, é espiritual;  “é o poder divino de dar a vida eterna, de libertar do mal, de derrotar o domínio da morte” (Bento XVI).  Seu reinado se manifesta no amor, “amai-vos uns aos outros como  eu vos amei”; “não há prova maior de amor do que dar a vida pelos seus amigos.”  Seu reinado se  manifesta no serviço: “eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos.” Seu reino é um reino de paz: “felizes os que constroem a paz.”

Quem se tornou discípulo de Jesus, quem fez dele a opção de sua vida, deve assumir as mesmas atitudes de Jesus: testemunhar a verdade, a justiça,  a solidariedade, o amor e a  paz.  “Escolher Cristo não garante o sucesso segundo os critérios do mundo (poder, dinheiro, fama, prestígio), mas assegura aquela paz e alegria que só Ele pode dar.” (Bento XVI). 

Peçamos a Maria, Rainha do Céu e da Terra, que nos ajude  a seguir Jesus, nosso Rei, como Ela o fez e a dar testemunho Dele com toda a nossa existência.

No Brasil, inicia-se hoje a Campanha para a Evangelização promovida pela Igreja e se estende até o 3º. Domingo do Advento, dia da Coleta Nacional.  O  objetivo é despertar a corresponsabilidade de todo cristão pela missão evangelizadora da Igreja e pela sustentação  financeira da sua ação evangelizadora no Brasil e  no exterior. Não devemos nos esquecer que a Igreja  no Brasil,  além da ajuda especial à Igreja na Amazônia,  tem colaborado também com outras Igrejas Irmãs no exterior, principalmente, com o Haiti, o Timor Leste, e os  países da África de Língua Portuguesa.

Com esta Celebração Eucarística, estamos encerrando  o curso, chamado Curso Alpha (Seminário Bom Jesus) que tem como objetivo oferecer um método para o primeiro anúncio de Jesus Cristo, sobretudo, às pessoas que se afastaram da vida da comunidade eclesial, ou são indiferentes ou até rejeitam a pessoa de Jesus. Os participantes vieram de 11 países, incluindo o fundador  do Curso Alpha o Revdo. Nicky e sua esposa Pippa. 

No último Sínodo, no mês de outubro, em Roma, o Papa Bento XVI convidou o casal fundador do Curso Alpha, na França, para participar do Sínodo, o que significa um reconhecimento, por parte da Igreja, da validade desta experiência, oferecida pelo Curso Alpha que, sem dúvida, poderá contribuir com seu método para a Nova Evangelização e renovação pastoral de nossas paróquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário