sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MIssa de posse da nova direção da Rede Aparecida


Estamos na primeira semana da quaresma, tempo de conversão, de preparação para a celebração da Páscoa de Cristo e de nossa páscoa. Entre os meios que o evangelho nos propõe para nos ajudar a nos convertemos mais completamente a Deus nesta quaresma, está a oração

A primeira leitura nos apresenta um modelo de oração numa situação de angústia. Ester mulher judia foi escolhida pelo rei persa Assuero, como esposa e pela sua beleza, prudência e súplica conseguiu salvar o seu povo judeu do extermínio tramado pelo ministro Amã. Ester viveu um momento de angústia por todo o seu povo e busca refúgio em Deus. “Senhor, meu Deus, vem em meu socorro, pois estou só e não tenho defensor fora de ti.” Ester comparece perante o rei sem ser chamada, colocando, assim, em risco sua vida. Ela confia só em Deus e salva o seu povo. 

O Evangelho que escutamos  nos mostra que Deus é Pai. Ele é bom e só dá coisas boas aos  seus filhos que somos todos nós. Quando pedimos alguma coisa a Deus na oração, devemos confiar que Ele nos atenderá e deixar que Ele nos responda e não querer apresentar a Ele a nossa resposta antecipada. Se já temos a resposta antes mesmo de escutar o que Deus vai nos responder, então não precisamos pedir, nem esperar a resposta de Deus.

“Pedi  e vos será dado”, disse Jesus, mas Ele não disse que nos será dado exatamente aquilo que pedimos. “Procurai e achareis”. Quando se procura, acha-se, mas pode acontecer de encontrar algo melhor do que aquilo que se procurava e se esperava encontrar.

“Batei e a porta vos será aberta.” Quando se bate à  porta, ela ao ser aberta, não nos dá a certeza do que vamos encontrar atrás da porta.

Orar é colocar-se diante de Deus, como um filho  que se põe diante do seu pai. Orar é dialogar com Ele e, sobretudo, escutar o que Deus Pai quer nos dizer. Rezar é confiar em Deus e colocar em Suas mãos a solução do pedido, do problema que lhe confiamos. É  colocar-se nas mãos de Deus, certo de que Ele encontrará uma solução e, certamente, dará a solução melhor do que aquela que já tínhamos em mente e queríamos sugerir antecipadamente a Deus. 

Hoje, com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, temos a tentação de confiar somente em nossa inteligência, na nossa capacidade, no nosso trabalho, e excluir qualquer intervenção de Deus em nossa vida, nos nossos projetos e nossos planos. A quaresma nos convida a cultivar a oração em nossa vida e a buscar viver segundo  a vontade de Deus, como pedimos no Pai-Nosso: “seja feita a vossa vontade”, pois Ele só quer o nosso bem.

Um comentário:

  1. *Não entendi ! O desenvolvimento do texto fugiu

    do TÍTULO : - Quem faz parte da NOVA DIREÇÃO da

    Rede Aparecida ?! O.O

    *Comentando o texto em si ...

    Considero MUITA SOBERBA de nós, seres

    classificados como HUMANOS , desprezarmos a

    INTERVENÇÃO DIVINA em nossas vidas só porque

    possuímos um pouco de conhecimento em alguma

    (s) área (s) de nossas vidas !!! [Não foi à

    toa que as pessoas simples e humildes foram

    AS ESCOLHIDAS por Deus !!! ].

    ResponderExcluir