segunda-feira, 26 de abril de 2010

HOMILIA – 4º DOMINGO DA PASCOA

Dia Mundial de Orações pelas Vocações

Este quarto domingo da Páscoa é conhecido como o Domingo do Bom Pastor, por causa do texto do evangelho de João, extraído do capítulo 10º, que é proclamado neste domingo, e no qual Jesus se apresenta como o Pastor do seu rebanho, que somos todos nós.

Cristo, o Ressuscitado, é o Supremo pastor de sua Igreja porque somente Ele deu a vida pelas suas ovelhas e somente Ele ressuscitou dos mortos. Embora, os fiéis sejam conduzidos por pastores humanos, o Papa, os Bispos, os Sacerdotes, contudo é o Cristo que os guia e alimenta.

Jesus confiou a Igreja a Pedro, aos apóstolos para que o sucessor de Pedro, o Papa, e os bispos, em comunhão com ele, a governem, com a assistência do Espírito Santo.

As leituras deste domingo nos falam da universalidade da salvação. Paulo e Barnabé anunciam o evangelho aos pagãos não por causa da rejeição de Israel, mas porque é vontade de Deus que todos os povos abracem a fé e se salvem.

Na leitura do livro do Apocalipse, João nos descreve a grande multidão salva por Cristo, vinda de todos os povos.

No evangelho, São João afirma que as ovelhas, isto é, os discípulos de Jesus, ouvem a sua voz, acolhem-na em seu coração e a testemunham em sua vida por meio de boas obras. O discípulo que assim procede é reconhecido e amado por Jesus. “as minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.”

O Bom Pastor, que é Jesus, se torna presente nos pastores que, hoje, governam a Igreja e por isso é necessário rezar sempre pelo Papa, os bispos, os padres que são uma forma da presença do Cristo ressuscitado, colocados à frente de sua Igreja, em nosso meio, a fim de que exerçam o seu ofício com dedicação, alegria, generosidade, a exemplo de Cristo.

É necessário também pedir ao Senhor operários numerosos, santos preparados, para trabalhar na sua messe, que é o mundo de hoje.


Na mensagem para este Dia Mundial de Orações pelas Vocações, o Papa Bento XVI, propõe como tema: “o testemunho suscita vocações”. O testemunho de vida do sacerdote e do religioso pode, sem dúvida, despertar noutras pessoas o desejo de corresponder ao apelo de Cristo. O Santo Padre Bento XVI destaca na sua mensagem deste ano três elementos fundamentais de toda vocação ao sacerdócio e à vida consagrada: a amizade com Cristo, cultivada na oração, o dom total de si mesmo a Deus e ao próximo e a vivência da comunhão. O exemplo daqueles que já disseram seu sim a Deus e vive de maneira coerente sua vocação suscita nos jovens o desejo de tomarem decisões empenhativas que envolve o próprio futuro.

O contrário também é verdadeiro: o mau exemplo, o contra-testemunho do sacerdote ou da pessoa consagrada pode desencorajar o jovem a responder positivamente ao chamado de Deus para uma vida de especial consagração.


Nesta Eucaristia, rezemos pelos sacerdotes e consagrados para que sejam fiéis à sua vocação e pelos vocacionados para que sejam generosos e disponíveis a responder positivamente ao chamado de Deus em suas vidas e se abram com simplicidade, confiança e disponibilidade ao chamado de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário