terça-feira, 1 de junho de 2010

Ano Sacerdotal


No dia 19 de junho de 2009 o Santo Padre Bento XVI iniciou na basílica de São Pedro, em Roma, o Ano Sacerdotal, com o lema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote”, para celebrar os 150 anos da morte de São João Maria Vianney, o Cura d`Ars, declarado pelo mesmo Sumo Pontífice, patrono universal de todos os sacerdotes, por causa do seu exemplo no ministério sacerdotal.

No dia 11 de junho deste ano, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Papa Bento XVI, encerrará o Ano Sacerdotal em Roma, com uma Jornada Sacerdotal que contará com um grande número de sacerdotes de todo o mundo.

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus é também o “Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes”. O coração, segundo São Francisco de Sales, é sede e origem do amor, quer dizer, no coração do homem e da mulher reside sua capacidade, seu poder de amar. O coração de Jesus aberto na cruz, com uma lança é a manifestação suprema do amor de Cristo. Jesus durante a sua vida pública, manifestou um coração cheio de sentimentos, mas sobretudo, um coração que ama apaixonadamente. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (Jo 13,1).

Pela ordenação o padre foi configurado ao Cristo Pastor e Cabeça da Igreja e na Pessoa do Cristo ressuscitado ele age no seu ministério. Por isso, o presbítero, a exemplo do Bom Pastor, deve assumir o estilo de vida do próprio Jesus: “deve ser um homem de misericórdia e compaixão, próximo ao povo e servidor de todos, com o coração pleno e indivisível, solidário com aqueles que sofrem e com os pobres de todas as formas de pobreza” (Mons. Mauro Piacenza). O Santo Cura d’Ars afirmava que “um bom pastor, um pastor segundo o Coração de Deus, é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia, e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina”. Agradeçamos e louvemos a Deus pelos sacerdotes que vivem com toda fidelidade e alegria o dom de sua vocação e realizam com gozo a sua missão. Peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que faça dos sacerdotes, pastores segundo o seu coração e pelo aumento das vocações sacerdotais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário