quarta-feira, 2 de junho de 2010

Homilia Corpus Christi - 03 de junho

Celebramos hoje a festa do Corpo e do Sangue de Cristo e com esta celebração queremos louvar, agradecer e adorar Jesus pelo seu grande amor para conosco manifestado na eucaristia, memorial da sua morte e ressurreição, sinal de sua presença salvífica entre nós e alimento para a nossa vida cristã. Esta festa surgiu no final do século XIII na Bélgica, a partir de um movimento eucarístico nascido na Abadia de Cornillon, em Liége. Em 1264, o Papa Urbano IV, estendeu essa festa a toda a Igreja.

“É o que de mais precioso pode ter a Igreja no seu caminho ao longo da história” (João Paulo II, E de E no.9).

Jesus antes de sua ascensão aos céus havia dito aos seus discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28,20).

Jesus está presente realmente entre nós de muitas maneiras. Na comunidade reunida em seu nome: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20). Está presente também na pessoa de nosso irmão mais necessitado, o pobre, com o qual se identifica: “cada vez que fizestes isso a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”, disse Jesus referindo-se ao amor, valor moral supremo que servirá de critério para o último julgamento. Ele está presente também na Sagrada Escritura, palavra de Deus, quando lida e meditada à luz da Tradição, dos Padres da Igreja e do Magistério.

Há, porém, uma presença por excelência de Cristo na eucaristia, porque depois da consagração, sob os sinais sacramentais do pão e do vinho, encontra-se presente Cristo total na sua “realidade física”, inclusive corporalmente.

A eucaristia é o mesmo e único sacrifício de Cristo que se atualiza incesantemente no tempo. Ela é também verdadeiro banquete onde Cristo se oferece como alimento para a nossa vida cristã e garantia de vida eterna, “remédio de imortalidade, antídoto para não morrer”, como definia o Pão eucarístico Santo Inácio de Antioquia. Devemos, pois, estar conscientes do dom que Deus nos oferece na eucaristia e ao aproximarmo-nos do Senhor, ele deve encontrar o nosso coração limpo do egoísmo e do pecado.

Se o pão e o vinho consagrados são realmente o corpo e o sangue de Jesus, é lógico que devemos adorá-lo na hóstia consagrada que se conserva nos sacrários, nas nossas igrejas.

Santo Afonso de Ligório dizia “que a devoção de adorar Jesus sacramentado é, depois dos sacramentos, a primeira de todas as devoções, a mais agradável a Deus e a mais útil para nós”

O evangelho de Lucas que escutamos há pouco, situa o milagre da multiplicação dos pães num contexto litúrgico.

Jesus fala primeiro do Reino de Deus às multidões: é a celebração da palavra. Depois, Jesus toma os pães e os peixes, eleva os olhos ao céu, abençoa-os, parte-os e dá aos discípulos para distribuí-los à multidão. É o anúncio do alimento eucarístico, do alimento de vida eterna, que é o corpo e o sangue de Jesus.

A Eucaristia nos une a nossos irmãos e irmãs. Sentar-se à mesma mesa, escutar a mesma palavra e comer o mesmo pão são sinais de fraternidade e de amizade entre os participantes. Participar da eucaristia é comprometer-se a ser solidário com nossos irmãos, especialmente os mais necessitados. A multiplicação dos pães e dos peixes mostra-nos Jesus solidário com aquela multidão, que naquela hora da noite, já não tinha lugar onde encontrar comida.

Unamo-nos às comunidades que, no dia de hoje, em todo o mundo, nas ruas e praças das cidades, louvam, agradecem e adoram Jesus na eucaristia e peçamos a Deus que aumente a nossa fé na presença real de Jesus nos sinais do pão e do vinho consagrados, com todo o seu ser humano e divino, a exemplo de Maria que acreditou que Aquele que ela concebeu por obra do Espírito Santo era o Filho de Deus. Ao acompanharmos Jesus em procissão em volta do Santuário de N. Sra. Aparecida, peçamos a Ele que faça florescer em nossa Arquidiocese numerosas e santas vocações sacerdotais para que não nos faltem sacerdotes santos e numerosos para renovar o sacrifício da redenção e nos alimentar com o pão da Palavra e da Eucaristia.

Que todos nós cristãos, discípulos e missionários de Jesus Cristo, fortalecidos com a Palavra de Deus e o Corpo de Cristo, o testemunhemos a todos com coragem e alegria para que Nele todos tenham vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário