segunda-feira, 29 de novembro de 2010

1º Domingo do Advento - Santuário Nacional


Prezados irmãos no episcopado, caros irmãos no sacerdócio ministerial, religiosos, familiares, amigos, colaboradores, romeiros, fiéis da arquidiocese, telespectadores, rádio-ouvintes.

Aproveito este momento da homilia para agradecer, cordialmente, a todos que me acompanharam com suas orações no Consistório, realizado dia 20, em Roma, para a criação dos 24 novos cardeais, ao receberem o barrete, a Bula de nomeação e o anel das mãos de Sua Santidade Bento XVI. Peço a Deus, nesta eucaristia, que derrame suas bênçãos sobre todos que estiveram unidos a mim neste momento significativo de minha vida e peço que continuem rezando por mim para que possa, com o auxílio de Deus, desempenhar este serviço apostólico com alegria, fidelidade e em estreita comunhão com o Santo Padre. Os cardeais devem ser intrépidas testemunhas de Cristo e de seu evangelho na cidade de Roma e em lugares mais distantes.

Ao ser nomeado Cardeal, o Papa Bento XVI, designou para mim uma Igreja titular, a Igreja da Imaculada Conceição, em Roma, por isso, a partir de agora devo estar unido mais estreitamente à Cidade Eterna. Em março próximo, deverei tomar posse desta Igreja, sem no entanto, assumir diretamente a responsabilidade pastoral por esta Igreja que está confiada aos padre Josefinos, de São Leonardo Murialdo.

Recebi esta nomeação do Papa Bento XVI com humildade e temor, mas confiado na graça de Deus e agradecido por me dar mais esta oportunidade de viver esta experiência eclesial em âmbito universal e de servir a Igreja neste novo encargo. Deus tem os seus planos em relação a cada um de nós e cabe a nós aceitar com espírito de fé o que nos acontece, procurando discernir sua vontade, confiar nele, e olhar para frente e nunca para trás. Como presidente do CELAM – Conselho Episcopal Latino-americano - e Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, onde está o Santuário Nacional da Padroeira do Brasil, vejo nesta minha nomeação de Cardeal uma atenção especial do Papa Bento XVI para com a Igreja na America Latina e no Brasil.

Ao agradecer a todos pela presença nesta celebração eucarística e àqueles que estão unidos a nós pelos meios de comunicação social, desejo confiar este meu serviço eclesial ao Senhor e à proteção de sua Mãe Santíssima, Nossa Senhora Aparecida e à oração de todos.

Começamos o tempo do advento certamente, em dos mais belos do ano. É tempo de férias para muita gente. Tempo de confraternização. Para o cristão, o tempo do advento é, sobretudo, tempo de preparação para a celebração do nascimento do Filho de Deus. Que este tempo seja uma ocasião favorável para abrir o nosso coração à salvação que Deus nos oferece em seu Filho Jesus, deixando-nos iluminar pela luz da verdade que é Cristo e o seu evangelho. É hora de despertar do sono, do nosso comodismo, do nosso egoísmo, escreve São Paulo aos romanos, e de abandonar tudo que nos afasta do amor de Deus e do amor do próximo. Só Jesus pode nos dar a paz, só Ele pode nos ajudar a aceitar nossas limitações e nos ajudará a ver seu rosto em todas as pessoas, especialmente, nos mais necessitados.
Um Santo e abençoado Advento para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário