segunda-feira, 8 de novembro de 2010


Somos convidados a celebrar o dia de hoje com muita alegria, por duas razões: é domingo, o dia do Senhor, e no Brasil, é a festa de Todos os Santos, celebrada no dia primeiro de novembro, quando cai num domingo. Quando isso não acontece, a Solenidade de todos os Santos é celebrada no domingo seguinte, como neste ano.

Esta festa foi iniciada no século IV e era dedicada a memória somente dos mártires e que se tornou mais tarde uma celebração em honra de todos e de todas que viveram nesta vida, de maneira coerente, a sua fé cristã

Celebramos aquela “multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas”, conforme escutamos na leitura do texto do Apocalipse.

Festejamos todos aqueles e aquelas que já alcançaram o Reino dos Céus e de lá intercedem por nós, e nos estimulam com seus exemplos, nós, que ainda somos peregrinos nesta terra.

No dia de hoje comemoramos não só os santos e bem-aventurados reconhecidos oficialmente pela Igreja, e venerados publicamente pelos fiéis cristãos em todo o mundo, mas todos que realizaram a vontade de Deus nessa vida e já gozam da visão de Deus no céu. Os santos são todos aqueles e aquelas que fazem parte da Igreja triunfante, invisível aos nossos olhos, mas solidária conosco que fazemos parte desta Igreja peregrina na terra. As imagens dos santos e santas em nossas Igrejas, em nossas casas são representações dos santos e manifestam que eles estão conosco e pedem a Deus por nós. Nós veneramos os santos, representados em suas imagens, como veneramos a representação de uma pessoa querida.

Os santos não são super-heróis. São seres como nós que na vida procuraram seguir o caminho indicado por Jesus nas bem-aventuranças: o caminho da caridade, da humildade, a comunhão com Deus, a pureza de coração, a atitude de misericórdia, o desapego das coisas materiais, o trabalho pela justiça e pela paz.

Todos nós, seja qual for o nosso estado de vida ou classe, somos chamados em virtude do batismo à santidade. É a vocação fundamental de todo cristão. “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito”. “Sede santos como vosso Deus é santo.”

Para alcançar a santidade devemos empregar nossas forças recebidas segundo a medida da dádiva de Cristo, para nos dedicarmos à glória de Deus e ao serviço do próximo, no estado de vida que abraçamos, na profissão que exercemos ou na situação de vida em que nos encontramos.

Peçamos a Deus que nossos irmãos e irmãs já glorificados intercedam por nós que formamos a Igreja peregrina nesta terra. Que Maria, Rainha de todos os santos, nos ajude a seguir fielmente a Cristo, para que possamos chegar à glória eterna e participar com todos os santos da vida em plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário