segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Natal e Ano Novo: momentos de Reflexão


É com alegria que estamos terminando mais um ano de caminhada na história das nossas vidas em geral, e da nossa devoção à Nossa Senhora Aparecida, em especial. É com muito prazer e agradecidos a Deus que podemos dizer de consciência tranquila: conseguimos vencer mais uma etapa. Cumprimos nosso papel evangelizador fazendo o que nos compete como devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Este é o sentido desta mensagem que vos envio, como nos anos anteriores: ao mesmo tempo que agradeço a cooperação de todos, sinto-me na responsabilidade de dizer algo bem no coração de todos os devotos: este é um momento forte de reflexão sobre o nosso papel de evangelizadores na condição de devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Estamos nos aproximando das festas de fim de ano, sendo que o Natal do Senhor merece especial destaque. Se não cumprirmos o nosso papel, Jesus ficará esquecido no dia do seu aniversário. Pensando nisso, a Igreja Católica no Brasil nos faz um forte apelo, que se concretiza na Campanha para a Evangelização: precisamos anunciar que o mistério da Encarnação do Filho de Deus no seio da Virgem Santíssima e o seu nascimento no meio de nós nos convida a ser criaturas novas. Este fato exige que todos nós vivamos em comunhão com Deus, fugindo de tudo o que nos afasta Dele e procurando ser fiéis aos seus mandamentos, realizando sua vontade e dando o devido valor a tudo o que Ele, que nos ama com amor eterno, nos concede em vista do nosso bem e da nossa salvação.

Neste ano, em especial, a Campanha para a Evangelização nos convida a pensar na obra da Criação realizada por Deus e levada à plenitude por Jesus. A Campanha quer nos chamar à responsabilidade que temos diante da natureza que nos foi dada e ao encargo que nos foi confiado de cuidarmos dela.

Celebrar o Natal é assumir um novo compromisso de caminhar em união com Jesus, sob o olhar da Senhora Aparecida, com Jesus e fazer novos propósitos para serem vividos no ano novo. Somos convidados pela Igreja a fazermos o proposito de, no próximo ano, como discípulos e missionários, mostrarmos a beleza da criação, a grandeza do Criador e a obra renovadora de Jesus, que faz novas todas as coisas.

Que Deus conceda a cada um, membro da Campanha dos Devotos de Nossa Senhora Aparecida, as mais copiosas bênçãos e graças, extensivas aos familiares e amigos e que, enriquecidos por elas, tenham um Santo Natal, repleto de alegrias e um Ano Novo cheio de realizações. No dia 20 de novembro passado fui nomeado Cardeal da Santa Igreja pelo Papa Bento XVI. Confio as vossas orações este meu serviço eclesial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário