terça-feira, 8 de março de 2011

9º Domingo do Tempo Comumm - Santuário Nacional


Neste domingo, celebramos no calendário litúrgico 9º. Domingo do Tempo Comum.

Nas leituras que acabamos de escutar, tanto Moisés, no livro do Deuteronômio, livro que marcou tanto a vida religiosa do povo de Israel, como Jesus, no evangelho de Mateus, nos propõem uma alternativa para escolher: ou a vida ou a morte. “Eis que ponho diante de vós bênção e maldição; a bênção se obedeceres aos mandamentos de Deus; a maldição se desobedeceres aos seus mandamentos”

No evangelho, Jesus conclui o sermão da montanha com a parábola das duas casas: uma construída sobre a rocha e a outra construída sobre a areia. Constrói sobre a rocha aquele que ouve a palavra de Deus e a pratica. Constrói sobre a areia aquele que ouve a palavra, mas não a pratica.

Quem une a escuta da palavra à prática é uma pessoa sábia, prudente. Aquele que só escuta a palavra de Deus mas não a põe em prática é semelhante a uma pessoa sem juízo, imprudente, que construiu sua casa sobre a areia.

Na sociedade de hoje em que vivemos, diante de tantas propostas que se nos oferecem, somos chamados cada vez mais a tomar decisões coerentes com a fé que proclamamos e professamos. A cada momento, somos colocados diante do desafio de agir de acordo com os valores cristãos, de assumir um estilo de vida conforme o evangelho, de escolher entre o bem e o mal, de obedecer aos mandamentos de Deus ou de nos afastar dos caminhos do Senhor.

Cada dia estamos construindo nossa casa que é a nossa vida. E o evangelho de hoje nos questiona sobre que fundamento estamos construindo nossa vida. Quais os valores que orientam nossa conduta? Que projeto de vida estamos procurando realizar. Um projeto de vida orientado para o amor a Deus e ao próximo, que conduz à liberdade, à verdadeira felicidade ou um projeto voltado para si próprio que leva à escravidão, à desgraça?

É na hora da provação, do sofrimento, simbolizados pela chuva, as enchentes, os ventos de que nos fala o evangelho, que verificamos a solidez da rocha sobre a qual a nossa casa, a nossa vida, está sendo edificada. Aquele que fundamenta sua vida sobre Jesus Cristo e sua palavra, que procura realizar a vontade de Deus, constrói sobre a rocha e não tem nada a temer.

São Paulo nos recorda que a salvação é um dom gratuito de Deus; é fruto da nossa fé em Jesus Cristo, o que não nos dispensa de praticar a palavra de Deus. É a nossa vida que testemunha a solidez e a autenticidade de nossa vida espiritual que somos chamados a construir cada dia.

Só com nossas forças, não podemos fazer a vontade de Deus. É necessário a sua ajuda, sua graça. Peçamos a Deus que nos ajude a fazer a sua vontade, a exemplo da Virgem Maria, que fez, em tudo, a vontade do Pai. “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário