segunda-feira, 28 de março de 2011

Anunciação do Senhor - Santuário Nacional - 25.03


Com esta celebração eucarística estamos iniciando a abertura do V Congresso Mariológico, promovido pela Academia Marial de Aparecida, em parceria com a Faculdade Dehoniana de Teologia de Taubaté. Este V Congresso se realiza dentro das celebrações do Jubileu de Prata de fundação da Academia Marial que foi fundada por ocasião do 11º Congresso Eucarístico Nacional, celebrado em Aparecida, no mês de julho de 1985. Minhas cordiais boas-vindas aos congressistas e meus parabéns a Academia Marial na pessoa de seu diretor executivo, o Revmo. Pe. Antonio Clayton Santana.

Hoje, a Igreja celebra a solenidade da Anunciação do Senhor, o mistério do Filho de Deus que se faz carne de nossa carne, para caminhar conosco pelo mesmo caminho e nos conduzir, por sua fidelidade até a morte, à vida de Deus. O Filho de Deus assume a nossa natureza humana no seio da Virgem Maria por obra do Espírito Santo.

O Profeta Isaias inspirado pelo Espírito Santo, anuncia “que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, porque Deus está conosco.” Na pequena cidade da Galiléia, chamada Nazaré, se cumpre a promessa de Deus ao seu povo, as promessas do amor de Deus a toda a humanidade. O anúncio do anjo Gabriel a Maria tornou realidade séculos e séculos de esperança: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado o Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi”. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o reino não terá fim.”

Graças a fé e à disponibilidade daquela jovem de Nazaré em colaborar com os planos de Deus para a sua vida e a nossa salvação, o Filho de Deus se humilhou e se fez carne de nossa carne. “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. Jesus veio até nós para cumprir a vontade do Pai e assim salvar a todos os povos. “Tu não quiseste vitima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. Eu vim para fazer a tua vontade. É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do Corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas”.

Peçamos a Deus, por intercessão da Virgem Maria, o discernimento do projeto de Deus para conosco e a graça de responder sim, com fé e disponibilidade, a exemplo de Maria, à vontade de Deus em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário