segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia dos Pais - mês Vocacional - 14/11/2011 - Santuário Nacional


As três leituras deste domingo, que acabamos de escutar tem algo em comum: todas elas nos falam da acolhida do outro, do próximo, daquele que, em Jesus Cristo é o meu irmão, minha irmã, mesmo estando do outro lado do planeta.

As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil afirmam que devemos cultivar as atitudes de alteridade e gratuidade, isto é, reconhecer que o outro é diferente de mim e esta diferença nos distingue, mas não nos afasta do outro; e em Jesus Cristo devo amar o meu irmão e minha irmã através de atitudes fraternas e solidárias. Significa cortar a raiz mais profunda da violência, da exclusão, da exploração e de toda discórdia.

O povo de Israel tinha o costume de acolher em seu seio os pagãos convertidos. Eles tinham um espaço de oração no templo de Jerusalém, mas um espaço diferenciado daquele dos judeus. Na primeira leitura, o Senhor Deus anuncia que “sua casa será chamada casa de oração para todos os povos”. Esta palavra do Senhor encontra sua plena realização no templo novo inaugurado por Cristo do qual ele é a cabeça: a Igreja.

São Paulo escreve na segunda leitura que a salvação oferecida por Cristo tem alcance universal. A misericórdia de Deus é oferecida a todos os homens. “Deus encerrou todos os homens na desobediência, afirma São Paulo, a fim de exercer a misericórdia para com todos.”

Jesus, como bom judeu, mostra no evangelho que seguindo o plano de Deus a salvação é destinada, primeiramente, aos judeus “eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”, mas, depois, a todos os homens, também aos pagãos, como no caso da mulher Cananéia, que era de uma região pagã, Tiro e Sidônia, e, portanto, não fazia parte do povo de Israel, e no entanto, Jesus atendeu seu pedido e curou sua filha.

Todos somos filhos de Deus e não podemos discriminar ou marginalizar ninguém. Para Deus, o que conta é que todos somos seus filhos.

As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil afirmam que “fechar-se no isolamento, no individualismo e em atitudes que transformam as pessoas em mercadorias é cair no pecado da idolatria e semear infelicidade. A vida só se ganha na entrega, na doação ao outro” (n.8).

Hoje, 2º domingo de agosto, é o Dia dos Pais e começa também a Semana da Família. Quando falamos em pais, estamos falando na família, a base da sociedade e da Igreja, patrimônio da humanidade. Estamos no mês vocacional e é na família através de uma educação para o amor como dom de si mesmos que os pais ajudam os filhos a descobrir sua vocação de serviço, seja na vida leiga como na vida de especial consagração, no sacerdócio ou na vida religiosa. “Os filhos têm o direito de poder contar com o pai e a mãe para que cuidem deles e os acompanhem até a idade adulta.” (DA 303).

Parabéns aos pais e que Deus os assista, juntamente com suas esposas, na importante missão de preparar o futuro da humanidade.

Que a comunhão com Deus e com os outros nesta Eucaristia, possa continuar a ser vivida no dia a dia de nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário