segunda-feira, 13 de agosto de 2012

IV Romaria dos Arautos do Evangelho - Santuário Nacional


Saúdo a todos os grupos do Apostolado do Oratório, seus supervisores e coordenadores. São cerca de 480.000 mil famílias que participam deste apostolado.  Que Deus abençoe o apostolado dos Grupos do Oratório  Maria Rainha dos Corações e que continuem a fazer este belo apostolado e cresçam cada vez mais.

Celebramos, hoje, a memória de Santa Clara de Assis que viveu no sec. XIII e, juntamente, com Francisco fundou, na Igreja de São Damião, a segunda ordem franciscana: as Irmãs Clarissas. O caminho da renovação evangélica da Igreja iniciada por Clara e Francisco se baseava no amor e na pobreza evangélica. 

Após a morte de Clara, os mosteiros das Irmãs Clarissas se espalharam pela Europa e mais tarde chegaram também ao Brasil. Felicito as Irmãs Clarissas no dia de sua fundadora Santa Clara de Assis, em especial, as Clarissas do mosteiro em Guaratinguetá, na Arquidiocese de Aparecida.

O profeta Habacuc viveu no séc. VII a.C. num tempo de muita inquietação e anarquia, na região da Síria e da Palestina, com a decadência do império assírio e a ascendência da Babilônia. Essa situação impunha uma opressão intolerável ao povo de Israel e parecia contradizer a justiça de Deus. Angustiado diante do sofrimento dos justos e do triunfo dos maus , o profeta Habacuc interroga a Deus: “Por que, então,  olhando para os malvados e vendo-os devorar os justos, exclama o profeta, e ficas calado”? O profeta conclui afirmando que o justo deve confiar na justiça de Deus que nunca faltará apesar da aparência contrária “se demorar, espera, pois ela virá com certeza e não tardará. Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé.” 

A fé é a adesão confiante em Jesus. Ela é fruto de um encontro pessoal com Jesus Cristo que transforma a vida. Com a fé, podemos vencer as dificuldades que se nos apresentam cada dia, sejam elas de que natureza  forem. É o que diz Jesus aos seus discípulos no evangelho de hoje. 

Os discípulos  não conseguiram curar o filho epiléptico que o pai lhes havia  apresentado, mas depois, ele  foi levado a Jesus  e este o curou. Os discípulos não o curaram por falta de fé; “a vossa fé é demasiado pequena”, respondeu-lhes Jesus.  “Se tiverdes  fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: vai daqui para lá, e ela irá. E nada vos será impossível.”

Nas dificuldades  mantenhamos a fé, pois elas ao invés de nos prejudicar, podem ser ocasião de graça para nós. Se a nossa fé for grande, poderemos fazer muitas coisas consideradas impossíveis, porque Deus nos faz participantes do seu poder. É bom lembrar o que diz Santo Agostinho: “Deus não nos pede nada  impossível, mas ao mandar, avisa que faças o que podes e que peças o que não podes e ajuda para que possas.”  A Virgem Maria é modelo de fé para todos nós. “Feliz és tu que crestes, porque se cumprirá o que o Senhor te anunciou”, foi a resposta de Isabel a saudação de Maria. 

Peçamos a Deus, nesta celebração, que fortaleça e aumente a nossa fé e nos dê a força de testemunhá-la na nossa vida e que nunca percamos a confiança no poder, na justiça, e na bondade de Deus nos momentos difíceis de nossa vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário