segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Setembro: mês da Bíblia


Setembro, no Brasil, é o mês dedicado a Bíblia. O mês da Bíblia foi criado em 1971 com o objetivo aproximar os fiéis da Palavra de Deus, instruí-los e orientá-los para um aprofundamento da fé.  A Igreja no Brasil, a cada ano, propõe um livro para ser alvo de estudo e reflexão. 

 Em 2012, o tema de estudo será o Evangelho de Marcos, com o tema: “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos” e lema “Coragem! Levanta-te, Ele te chama!” (Mc 10,49).  Há, ainda, um dia especial  dedicado a Bíblia: é o último domingo do mês de setembro. Ao celebrar o Dia da Bíblia, a Igreja nos convida  a conhecer mais a  fundo a Palavra de Deus, a meditá-la para  colocar em prática seus ensinamentos. 

A Bíblia para nós cristãos é a Palavra de Deus contida nos livros sagrados, escritos sob a inspiração do Espírito Santo.  Jesus  é  o centro e o coração da Bíblia e Nele se cumprem todas as promessas feitas  no Antigo Testamento para o Povo de Deus. A leitura da Sagrada Escritura deve levar-nos ao encontro pessoal com Jesus Cristo, a amá-Lo,  imitá-Lo e  testemunhá-Lo em nossa vida. 

É muito importante cultivar o hábito da leitura da Bíblia, especialmente, no mundo de hoje marcado pelo individualismo e pelo relativismo ético, por incertezas e divergências diante de tantas opiniões sobre temas fundamentais, como a vida, a verdade, a família... É necessário deixar-se guiar pela Palavra de Deus interpretada pelo Magistério da Igreja, pois é na leitura assídua da Escritura, como afirma São Paulo, na segunda carta a Timóteo, que  o homem  de Deus alimenta sua fé, seu zelo missionário e seu reto agir.

 Se meditarmos profundamente cada texto da Bíblia, perceberemos que em qualquer circunstância da nossa vida, a Palavra de Deus é a  resposta para as  nossas incertezas, é  o conforto para os nossos sofrimentos e  tristezas, é a luz que ilumina nossos caminhos. Como afirma o salmista:  “a lâmpada para os meus passos é tua palavra e luz para o meu caminho” (Sl 119,105).

Portanto, a Bíblia não pode ser apenas mais um livro na sua coleção,  ou  um objeto de decoração na sua casa.  A Bíblia traz a Palavra de Deus escrita, fonte de sabedoria, que precisa lida, meditada e praticada. “Toda Escritura  é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra” (2 Tm 3,16-17) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário