segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

1ª Domingo da Quaresma - Santuário Nacional


Na Quarta-Feira passada iniciamos no calendário litúrgico  da Igreja o tempo da quaresma, tempo de preparação para a celebração da  Páscoa de Cristo e da nossa páscoa. No  Brasil, no mesmo dia, foi feito o lançamento da Campanha da Fraternidade, com o tema: “Fraternidade e Juventude”  e o lema: Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)

Cada ano, no primeiro domingo da quaresma,  a liturgia da palavra nos apresenta Jesus no deserto, tentado pelo demônio, durante quarenta dias. Neste domingo, o texto que acabamos de escutar é do evangelista Lucas. 

Jesus durante a sua vida terrena viveu uma dupla experiência: enquanto homem foi provado e experimentou a tentação, mas enquanto Deus é conduzido pelo Espírito e permaneceu firme na sua obediência filial a Deus-Pai e resistiu a toda tentação do demônio.

Pode-se dizer que as três tentações de Jesus, no deserto, se reduzem a uma só: a tentação de abandonar o caminho de um messianismo humilde, de rejeitar o caminho da cruz e da obediência para nos salvar, conforme o plano  de Deus-Pai, em troca de um caminho de glória, de poder, auto-suficiência humana, apresentado por Satanás. Numa palavra, a verdadeira tentação de Satanás era levar Jesus a ignorar que ele é o Filho de Deus e agir ao contrário de um filho.

Lucas termina o texto do evangelho de hoje, dizendo: “o diabo afastou-se de Jesus para retornar no tempo oportuno”. O que Lucas quer nos dizer é que o malígno, mesmo depois de derrotado por Jesus, não desistiu de tentar desviá-lo do seu caminho. No momento da paixão, que Lucas chama de “a hora do poder das trevas”, o maligno tentará pela última vez desviar Jesus do caminho da cruz, da paixão e morte. 

Os chefes do povo zombavam e diziam: “a outros salvou, que salve a si mesmo, se é o  Cristo de Deus, o Eleito”. Os soldados também caçoavam dele e diziam: se és o rei dos judeus,  salva-te a ti mesmo.” Mas a fé e a intimidade de Jesus com o Pai o levam  a permanecer fiel até o fim e com a sua ressurreição e exaltação à direita do Pai, derrotou definitivamente a Satanás.

Ao escutar o evangelho de hoje, certamente, sentimo-nos identificados com as três tentações enfrentadas por Jesus.

“Todas as tentações que nós experimentamos, diz Orígenes, escritor eclesiástico   do século II, Jesus experimentou primeiro em sua carne. Ele foi tentado para que também nós possamos  vencer graças à sua vitória”.

O evangelho nos adverte para não cairmos na tentação de considerar os bens materiais como o mais importante em nossa vida ou a colocar o dinheiro, o poder, a fama, o prazer como valores supremos no lugar de Deus, que é o único Senhor a quem devemos adorar e servir.

A Campanha da Fraternidade deste ano  tem como objetivo geral: “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”. 

Para que isso aconteça, a Campanha propõe como passos os seguintes objetivos específicos: propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos e sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

Um comentário:

  1. *Deserto é uma palavra FORTE !!! Acredito que o

    deserto que a maioria das pessoas vive nos tempos

    atuais é o da SOLIDÃO GRITANTE !!! Por isso, as

    drogas estão fazendo tanto "sucesso !"

    Creio mesmo que Jesus Cristo é o Senhor e

    que devamos SILENCIAR para ouví-LO e podermos

    SER FELIZES DE VERDADE !!!

    Satanás é muito inteligente, astuto,

    soberbo e CRUEL !!! Ainda bem que Jesus - NA

    CRUZ !!! - o derrotou !!! (*Em todas as missas

    , AGRADEÇO MUITO a JESUS por isso !!! ).

    ResponderExcluir