sexta-feira, 6 de julho de 2012

Contagem Regressiva para a JMJ Rio 2013


Estamos em contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude - a JMJ Rio 2013 -  a realizar-se de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro. A Jornada tem como lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19) e contará - é o ardente desejo dos jovens - com a presença do Papa Bento XVI.

Todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil estão se organizando para este grande evento. E Aparecida, é claro, está empenhada nos preparativos, afinal, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira de nossa Arquidiocese, e São Frei Galvão, primeiro santo brasileiro e filho de Guaratinguetá,  são dois dos cinco patronos desta Jornada, que também contará com a proteção de  São Sebastião, Santa Teresa de Lisieux e do Beato João Paulo II, idealizador das Jornadas. 

A Arquidiocese está trabalhando em parceria com o Santuário Nacional e se prepara para receber os jovens  que participarão da Semana Missionária, de 17 a 20 de julho de 2013. Esta Semana, que antecede a Jornada  reunirá, aproximadamente,  2 mil jovens.  Você, jovem, não pode ficar de fora!  Procure se informar com a Pastoral da Juventude sobre como participar. 

Mas, o que são as Jornadas? No ano de 1984, em Roma, mais de 300 mil jovens participaram do “Jubileu Internacional da Juventude”, no Domingo de Ramos. A celebração começou com a Via-Sacra no Coliseu, seguida da Missa na Praça de São Pedro. A acolhida do evento foi impressionante, que nosso saudoso e querido Papa João Paulo II, dirigiu aos jovens estas palavras: “Que espetáculo tão magnífico ofereceis, vistos deste palco. Quem disse que a juventude de hoje não se interessa pelos valores?”  Nesta oportunidade, o Papa João Paulo II entregou aos jovens um símbolo: uma grande cruz de madeira, que mais tarde se chamaria a  “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”. 

No ano seguinte, as Nações Unidas declararam 1985 como o “Ano Internacional da Juventude”.  Naquele ano, atendendo o convite do Santo Padre, mais de 250 mil jovens foram a Roma, no Domingo de Ramos. Uma semana depois do encontro, João Paulo II  anunciou que as Jornadas seriam periódicas. Este desejo do Papa ficou expresso em sua mensagem pascal de 7 de abril: “No domingo passado, encontrei centenas de milhares de jovens, e a imagem festiva de seu entusiasmo ficou profundamente gravada na minha alma. Meu desejo de repetir essa experiência maravilhosa nos anos vindouros, e de criar dessa forma um encontro internacional da juventude no Domingo de Ramos, corresponde à minha convicção de que os jovens estão diante de uma missão cada vez mais difícil e fascinante: a de mudar os mecanismos fundamentais que fomentam o egoísmo e a opressão nas relações entre os Estados e de assentar novas estruturas orientadas à verdade, à solidariedade e à paz”.

Assim nasciam as Jornadas. De lá para cá, as Jornadas percorreram várias cidades em diferentes países. A última foi em Madri, Espanha, em 2011.  Agora, o Brasil terá este privilégio. Participemos na preparação deste grande evento e rezemos pelo seu pleno êxito e por todos que estão empenhados na realização da Jornada, a fim de que seja um momento de rica experiência de fé, de convivência fraterna, de alegria, de paz e união entre os jovens do mundo inteiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário