domingo, 29 de julho de 2012

Preparai o Caminho - Rio de Janeiro


É grande minha satisfação em estar aqui para esta celebração que faz parte do último ano de  preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá aqui, nesta Cidade Maravilhosa, de 23 a 28 de julho de 2013!

Tenho a alegria de entregar hoje à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, na pessoa de seu Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, venerada no Santuário Nacional, em Aparecida, pedindo a Ela que proteja os trabalhos de preparação e realização  da 27ª Jornada Mundial da Juventude.  

No Evangelho (Lc 2,39-56) ouvimos a narrativa da visita da Virgem Maria a sua prima, Santa Isabel. Essa visita é um modelo das atividades missionárias da Igreja e Nossa Senhora é o modelo dos missionários. Naquela primeira visita, ela, qual primeiro sacrário da história, levava Jesus em seu ventre. Aconteceu então um evento de extraordinária força comunicativa. São João Batista, também ainda no ventre de sua mãe, reconheceu a presença do Messias, imperceptível aos olhos, sendo formado segundo a natureza humana, também Ele ainda no ventre de sua mãe. Exultando, São João pulou de modo inusitado, e sua mãe, compreendendo o significado do que acontecia, se deixou envolver pela alegria da salvação que se inaugurava e a proclamou com todas as suas forças. A comunicação da fé e do anúncio de Cristo  passa de pessoa para pessoa. A virgem Maria, São João Batista e Santa Isabel, são protótipos do acolhimento da ação divina e da transmissão da fé aos outros.

Queridos irmãos e irmãs, a continuação dessa comunicação de fé é o que está por acontecer aqui, na cidade do Rio de Janeiro, durante a preparação e a realização da 27a Jornada Mundial da Juventude. Assim, é importante que os fiéis da Arquidiocese do Rio de Janeiro aprofundem a consciência do significado desse grande evento mundial e do papel específico que cada um está chamado a desempenhar.

A Jornada está ligada à saudosa memória do Beato João Paulo II, que dedicava atenção privilegiada para a juventude e para sua evangelização. De fato, a sintonia existente entre esse grande Papa e os jovens impressionava o mundo. Baste-nos recordar como, nos últimos momentos de sua vida, os jovens lotaram a praça de São Pedro em vigília de oração. Ele, ouvindo as orações e as palavras que os jovens lhe diziam em coro, respondeu: “eu fui até os jovens, agora eles vêm até mim”. Baseando-nos nesse fato e nessas palavras, podemos penetrar no significado das JMJ. Nelas, a Igreja, como a Virgem Maria, se coloca em estado de missão para “ir até os jovens”. Em seguida, acolhe os jovens que “vêm” até ela para se “encontrar com Cristo”.

Esses dois movimentos, ir aos jovens e acolher os jovens que vêm,  estão bem presentes na preparação para a 27a Jornada, de cuja realização estamos apenas a um ano. O Lema escolhido pelo Papa Bento XVI: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), indica o movimento de ida até os jovens. O outro movimento está descrito em uma sessão do site criado pela Arquidiocese para a Jornada, ali se lê: “Cristo os espera de braços abertos”. Trata-se da vinda dos Jovens até Cristo e de seu acolhimento. Aí está a finalidade dessa extraordinária iniciativa!

Dia 24 de agosto de 2011, no momento em que anunciava a próxima Jornada para o Rio de Janeiro, o Papa Bento XVI dizia-nos estas palavras cheias de beleza e portadoras de tanto compromisso: “A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro”. Trata-se agora, portanto, de nos concentrarmos no “testemunho de vida cristã”. Em todas as atividades de preparação para a Jornada, o testemunho deve ocupar o centro de nossa atenção. Testemunho de vida cristã para colaborar no aprofundamento da experiência de fé dos jovens que aqui se encontrarão.

Para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, e com ela para todo o Brasil, é um grande privilégio sediar um evento desse porte e com essa finalidade. Os esforços que estão sendo requeridos na preparação são muitos, é verdade. Estamos convencidos de que eles deixarão uma marca indelével na consciência dessa Igreja. É muito o que o Rio de Janeiro está tendo que dar para essa Jornada. Mas muito maiores serão as graças e bênçãos que Nosso Senhor está concedendo e vai conceder ainda mais a esta Igreja! Como sempre disseram os grandes mestres espirituais: “Deus não se deixa vencer em generosidade”. Deus que é Amor, que é dom total, sabe apreciar a doação de tempo, de recursos, de energia, que estais dedicando em favor da evangelização dos jovens. Tenham a certeza de que os efeitos disso não se farão esperar.

Em nome da CNBB, eu os parabenizo e os encorajo a continuar, pois os trabalhos vão ainda se intensificar à medida que a realização da Jornada se aproxima mais. Sejam firmes e generosos. Um reflorescimento da evangelização dos jovens, que é um bem imenso para a Igreja e para o mundo, é  que vos aguarda aqui, como também em todo o Brasil.

Os jovens que virão de todas as partes do mundo trarão consigo sua alegria, seu  vigor e seu profundo desejo de busca por Cristo. Eles levarão daqui o testemunho de uma Igreja viva e generosa e de jovens apaixonados por Cristo e comprometidos com seu Evangelho e sua Igreja. Jovens evangelizado jovens! Jovens missionários de outros jovens.

A cruz e o ícone da Virgem Maria continuam peregrinando pelo Brasil. Os relatos que recebemos são muito animadores. O entusiasmo está se espalhando por todos os lugares onde esses símbolos passam. Esta onda de entusiasmo irá se concentrar aqui, no Rio de Janeiro. Aqui o acolhimento, com o típico sabor carioca, será uma das marcas da Jornada.

Mundialmente a Igreja é chamada a uma Nova Evangelização para a transmissão da fé, sobretudo às novas gerações. A preparação em vista da JMJ é uma grande oportunidade para isso. Sua realização o será ainda mais. Temos plena convicção! 

Caríssimo Sr. Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, toda a Igreja no Brasil está com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Caríssimos fiéis que farão o serviço do acolhimento dos peregrinos, caríssimos jovens: acolher é evangelizar! Da vossa generosidade todos vamos recolher os resultados. Sirva a todos de estímulo a belíssima página evangélica sobre a qual hoje novamente meditamos. Possa a alegria do reconhecimento da presença de Cristo contagiar a todos.

Que o Cristo, Redentor da humanidade, e sua santa Mãe, Nossa Senhora Aparecida, permanecendo convosco, como permaneceram na casa de Zacarias, Isabel e João Batista, os fortaleça nessa etapa importante da preparação para a 27a JMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário