segunda-feira, 9 de abril de 2012

Páscoa - Santuário Nacional - 08.04.12


É páscoa, queridos irmãos e irmãs! Deus ressuscitou Jesus que passou deste mundo para junto do Pai, de onde ele veio para nos salvar e apontar o caminho a seguir, que é Ele mesmo, para chegar a pátria definitiva, pois somos cidadãos do céu e não temos aqui morada definitiva. “Este é dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos.” Com a ressurreição de Cristo uma luz brilhou na escuridão de nossas vidas destinadas à morte. Com Ele, a barreira da morte já não é mais intransponível. Ela é uma porta que se abre para a vida em plenitude com Cristo.

O evangelho que escutamos nos diz que Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, e viu que a pedra que tinham colocado na entrada do sepulcro tinha sido retirada do túmulo.

Maria Madalena foi correndo encontrar a Simão Pedro e João e lhes disse: “tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram.”

Pedro entra no sepulcro vazio, vê “as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, enrolado num lugar à parte”, e não entende nada. A reação de João foi completamente distinta: “Ele viu e acreditou”, diz o evangelho. João não necessitou de outras provas. O que ele viu foi suficiente para crer na ressurreição de Jesus e se recordou então que as Escrituras já haviam anunciado que Jesus haveria de ressuscitar. Como Maria Madalena, nós também nos perguntamos: onde está o Cristo ressuscitado? onde podemos encontrá-lo? Cristo ressuscitado continua vindo ao nosso encontro na leitura e na meditação da Sagrada Escritura que é palavra de Deus escrita por inspiração do Espírito Santo. Encontramos Jesus Cristo de modo admirável, na Sagrada Liturgia; na Eucaristia, lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo; no sacramento da reconciliação, onde Cristo nos dá o dom de seu perdão; na oração pessoal e comunitária; na comunidade que vive a fé e o amor fraterno; nos pobres, aflitos e enfermos.

Assim como Maria Madalena, Pedro e João viram e creram no Cristo ressuscitado e se tornaram apóstolas suas, e partiram para anunciar a boa nova do Evangelho, assim também nós que confessamos a fé no Cristo Ressuscitado, devemos segui-lo e dar testemunho de nossa fé por uma fé vivida segundo o evangelho. A partir da ressurreição de Cristo, os cristãos, até hoje, se reúnem no primeiro dia da semana, isto é, no domingo, Dia do Senhor, para celebrar e anunciar o novo mundo que começa, a nova criação que esperamos, na qual habitará a justiça (II Pd 3,13). São Paulo nos recorda na segunda leitura de hoje que pelo batismo fomos sepultados e ressuscitados com Cristo para uma vida nova e quando Cristo, nossa vida, aparecer em seu triunfo, então, nós apareceremos com ele, revestidos de glória.

No próximo dia 11/04, quarta-feira da 1ª. Semana de Páscoa, o Supremo Tribunal Federal julgará, em sessão extraordinária, a possibilidade legal do aborto de fetos anencefálicos. A CNBB, por meio sua presidência, convida a todas as Dioceses, paróquias e comunidades a promoverem, às vésperas do julgamento, uma Vigília de Oração pela Vida. Participem da Vigília e envie, também, sua mensagem manifestando sua posição contrária à legalização do aborto para atendimento@stf.jus.br
A todos os presentes e aos que nos acompanham pelos meios de comunicação, meus votos de feliz e santa Páscoa celebrada na alegria do Cristo ressuscitado que com sua ressurreição destruiu a morte com a própria morte e deu-nos a vida para que, feitos filhos de Deus, exclamemos no Espírito: Abbá-Pai. Alegremo-nos, no Senhor, queridos irmãos e irmãs, pois Cristo Ressuscitou verdadeiramente, dentre os mortos. Ele venceu a morte, aleluia, aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário